sexta-feira, 25 de outubro de 2013



 
PROJECTO DE ACTIVIDADES 2013/2014
LUDOTECAS (COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA)

 “CASA DAS EMOÇÕES”

O tema deste projecto teve por base as actividades da Instituição na Comissão alargada da CPCJ de Aljezur. Tendo em conta a realidade do Concelho, os dados da CPCJ indicaram o Bullying como um tema relevante para a intervenção da Comissão Alargada.
Na Instituição pensámos que a melhor forma de abordar esta temática seria pela vertente preventiva, através da formulação da seguinte questão:
Como poderemos contribuir para prevenir que as nossas crianças não sejam agressores nem vítimas de bullying?
A solução encontrada foi a elaboração do Projecto de Actividades Anual das nossas valências com o principal objectivo de contribuir para o reforço das competências emocionais, pessoais e sociais, das nossas crianças.
Desta forma, elaborámos um projecto anual que prevê a participação das crianças em alguns eventos/inciativas com objectivos solidários, inclusivos que promovam a consciência social e respeito pelos outros, assim como actividades que promovam a consciência pessoal e contribuam para uma melhor gestão das próprias emoções e relacionamentos, sempre com o objectivo de promover o desenvolvimento harmonioso e o bem-estar de cada criança.
Para além das actividades dirigidas às crianças, as relações, os comportamentos e atitudes do dia-a-dia estabelecidos entre quem intervém com as crianças e as mesmas devem ser promotoras das suas competências emocionais  e as famílias serão sensibilizadas para a importância destas competências para a felicidade das suas crianças.

INTRODUÇÃO

Inteligência Emocional
Segundo Goleman é a “Capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as nossas emoções, dentro de nós e nos nossos relacionamentos” (Goleman, 98).
A inteligência emocional é um dos aspectos mais importantes da vida de uma pessoa. Possuir inteligência emocional favorece o relacionamento com os outros e consigo próprio, melhora a aprendizagem, facilita a resolução de problemas e promove o bem-estar pessoal e social.
A inteligência emocional é formada por um conjunto de competências emocionais, que são os conhecimentos, capacidades, habilidades e atitudes necessários para compreender, expressar e controlar as emoções de forma adequada:
◊ Consciência Emocional: Capacidade de ter consciência das próprias emoções e das dos outros.
◊ Controlo Emocional: Capacidade de gerir as emoções de forma adequada
◊ Autonomia Emocional: Capacidade de produzir as emoções adequadas num determinado momento. Incluí auto-estima, auto-confiança, auto-motivação, atitude positiva perante a vida e responsabilidade, procurar ajuda….
◊ Habilidades sócio-emocionais: Capacidade de manter boas relações com os outros. Incluí a assertividade, a  empatia, escuta activa, resolução de problemas, negociação…
◊ Habilidades de vida e bem-estar emocional: Capacidade de manter comportamentos apropriados e responsáveis para enfrentar os desafios, o que nos permite organizar a vida de forma sã e equilibrada, propiciando experiências de satisfação e bem-estar. Sentir-se bem consigo e com os outros, adoptar estilos de vida saudáveis, ser consciente e participativo.
Os investigadores descobriram que as competências emocionais são mais determinantes para o sucesso e felicidade em todas as fases da vida do que o Q.I.
Hoje em dia sabemos que, desde pequenas, as crianças são capazes de sentir todas as emoções de um adulto, só que ainda não sabem como percebê-las, rotulá-las, compreendê-las, nem regulá-las e tudo isto precisa de ser aprendido.
As crianças adquirem estas competências emocionais através de treino e do exemplo dado pelos que com ela convivem.
Passos para a orientação emocional das crianças:
1º Ter consciência das emoções da criança
2º Reconhecer a emoção como uma oportunidade para a intimidade e aprendizagem
3ºEscutar com empatia e validar os sentimentos da criança
4º Ajudar a criança a classificar verbalmente as emoções
5º Estabelecer limites ao mesmo tempo que se ajuda a criança a resolver os problemas 
( Gottman, 99)

DESTINATÁRIOS

Este projecto será desenvolvido pelas nossas ludotecas que asseguram a componente de apoio à família dos jardins-de-infância do Agrupamento de Escolas do Concelho de Aljezur.

As nossas Ludotecas:
Ludoteca do Rogil assegura a componente de apoio à família do jardim de infância do Rogil .
● Grupo de  crianças, 7 raparigas e 5 rapazes.
●Animadora responsável: Ana Custódio
Ludoteca de Aljezur assegura a componente de apoio à família do Jardim-de-infância de Aljezur. Das 23 crianças 4 frequentam a Sala 4 do JI de Aljezur, que funciona provisoriamente no Rogil.
● Grupo de 23 crianças, 11 raparigas e 12 rapazes.
● Animadora responsável: Cláudia André e Rebecca  Jacob
Ludoteca de Odeceixe assegura a componente de apoio à família do Jardim-de-infância de Odeceixe
● Grupo de 13 crianças, 7 raparigas e 6 rapazes
● Animadora responsável: Mafalda Alves

Directora Técnica: Carla Pires

OBJECTIVOS
Promover um tempo de lazer, diversão e descontracção, complementar mas distinto do tempo passado na Jardim-de-infância;
Articular com as educadoras das salas dos Jardins-de-infância para que os momentos e processos que são experienciados pelas mesmas crianças, promovam de forma coerente a distinção do tempo lectivo e do tempo livre, assegurando a complementaridade e continuidade adequada entre ambos;
◊ Contribuir para a Promoção das competências emocionais, pessoais e sociais das nossas crianças, nomeadamente:
●Ter consciência das emoções: identificar, reconhecer, aceitar e lidar com as emoções
●Expressar as emoções e os sentimentos
●Desenvolver autonomia
●Desenvolver auto-conceito
●Desenvolver auto-estima
●Desenvolver auto-controlo
●Desenvolver auto-motivação
●Desenvolver assertividade
●Desenvolver empatia
●Desenvolver escuta-activa
●Desenvolver a capacidade de tomar decisões e resolver problemas
●Incentivar o desenvolvimento do princípio da solidariedade
●Incentivar atitudes de ajuda e partilha
Desenvolvimento do potencial criativo e expressivo de cada criança;
Estimular a curiosidade, favorecer a originalidade e apreciação pelo novo;
 Promover o envolvimento com a comunidade de forma a incentivar a formação de cidadãos conscientes e participativos;
◊ Promover a participação e envolvimento das famílias;
◊ Sensibilizar as famílias para a importância do desenvolvimento das competências emocionais, pessoais e sociais


DESCRIÇÃO DO PROJECTO

1º Apresentação do Projecto
◊ Em primeiro lugar, será preparada uma sessão de apresentação geral do Projecto para o grupo de crianças. Nesta sessão será realizada uma actividade que introduza o tema das emoções.
◊ Nesta apresentação serão introduzidos os instrumentos da sala que auxiliarão na exploração do tema das emoções, quer no desenvolvimento de actividades, assim como, em situação do dia-a-dia, individuais e de grupo: A Casa das emoções e o termómetro das emoções, dicionário das emoções.
Casa das Emoções
◊ Janela das emoções: A Casa terá duas janelas, numa as crianças identificarão as suas próprias emoções e sentimentos e noutra identificarão os sentimentos dos outros, em analogia com o olhar para dento de sua casa, para si próprio, ou para o exterior da sua janela, para o outro.
◊ Termómetro das emoções: termómetro que ajudará as crianças a medirem a intensidade das emoções.
◊ Porta das emoções surpresa: Ao abrir a porta as crianças encontram a proposta de uma actividade/experiência, ou apenas uma pista, o que lhes despertará uma emoção surpresa.
◊ Chaminé de ideias: instrumento para dinamizar a técnica da chuva de ideias, não só para a planificação e avaliação das actividades, mas também como instrumento do grupo para a resolução de problemas do dia-a-dia, utilizando esta metodologia que potencia a criatividade na procura da melhor solução para o problema identificado.

Dicionário das Emoções
Livro em branco onde as crianças irão registar emoções sentidas ao longo do desenvolvimento do projecto, para além da identificação (nome) será necessário ilustrar a emoção (através de desenho, recortes, fotografia…) e defini-la.

2º Momentos Especiais (Actividades)
◊ As actividades realizadas no âmbito do Projecto terão sempre como objectivo implícito, promover o potencial criativo de cada criança e incentivar as suas capacidades de expressão.
◊ Na realização das actividades será dada importância aos cenários e ao clima criado que promoverá o despertar da imaginação das nossas crianças.
◊ A diversidade no tipo de actividades desenvolvidas também é outro dos objectivos, por exemplo, faz de conta, histórias, dramatizações, teatros, concursos, ateliers criativos, música, jogos e dinâmicas de grupo, sessões de expressão corporal…
◊ As actividades visam sempre o divertimento e bem-estar das crianças e também têm como objectivo sensibilizar as crianças para valores e princípios e o reforço das suas competências pessoais e sociais.
◊ Pretende-se assim que cada actividade desenvolvida seja um momento especial para todos os envolvidos, adultos e crianças.

3º Organização/Cronograma das Actividades
De forma a potenciar o envolvimento das crianças com o mundo em que vivem, reforçar valores e princípios, tais como a solidariedade e incentivar a empatia e as competências pessoais e sociais das nossas crianças, delineamos a participação nas seguintes actividades:

Calendarização
Evento/Actividade
Outubro a 20 de Novembro de 2013
Dia Nacional do Pijama
14 a 18 de Outubro de 2013
Semana “Pelo Combate à pobreza e exclusão social”
Outubro a Julho de 2014
“Arraial Multicultural” (no âmbito da Semana“ Pelo Combate à pobreza e exclusão social”
Abril de 2014
Mês de Prevenção dos Maus-tratos na infância
Outubro a Julho de 2014
Fábrica dos miminhos
Janeiro a Julho de 2014
Programa de Competências Pessoais e Sociais (actividade com o apoio das psicólogas Telma Serrão e Catarina Nobre)
Dezembro- Férias de Natal
Fevereiro- Férias de Carnaval
Abril- Férias da Páscoa
Julho/Agosto- Férias de Verão
Chuva de ideias para planificação de actividades de férias
“Hoje é o dia da minha actividade”
Chuva de ideias para avaliação das actividades
Ao longo do ano
Outras actividades lúdicas com os objectivos descritos no projecto, tais como, Expressão corporal (actividade com o apoio da psicomotricista Rute Maria)

Descrição:
OUTUBRO/NOVEMBRO DE 2013: DIA NACIONAL DO PIJAMA

O Dia Nacional do Pijama é uma iniciativa da Associação “Mundos de Vida”, que tem por base o princípio da solidariedade, crianças que ajudam outras crianças e o reforço do Direito à família.
◊ É um evento que culmina com a celebração do dia 20/11/2013, dia em que se celebra a assinatura da Convenção dos Direitos da Criança, as crianças vêm para a Instituição de pijama, as famílias também são convidadas e desenvolvem actividades temáticas. Durante o mês de Outubro/Novembro são também desenvolvidas actividades, com uma vertente lúdica e solidária, relacionadas com a temática da família, nomeadamente, através de alguns materiais enviados pela Associação promotora.

OUTUBRO DE 2013: SEMANA “PELO COMBATE À POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL”
É uma iniciativa de diversas entidades, nomeadamente, AMI, com o objectivo de sensibilizar para as problemáticas da pobreza e exclusão social e este ano decorre entre 14 a 18 de Outubro de 2013.
A semana será comemorada através de actividades temáticas que visem a promoção da inclusão e do respeito pela diferença, assim como, o reforço do principio da interajuda e partilha.
Nesta semana será apresentada às famílias a iniciativa:

OUTUBRO A JULHO DE 2013: ARRAIAL MULTICULTURAL
Este evento será organizado pela Casa da Criança do Rogil com a cooperação das famílias das nossas crianças, tem como principal objectivo promover a inclusão e será constituído pelas seguintes actividades:
Semana de 14 a 18 Outubro:
1-Apresentação do Evento às famílias;
2-Recolha das diversas nacionalidades das crianças que frequentam as valências da Instituição e da sua família mais próxima
3-Entrega de questionários às famílias para que identifiquem as 7 maravilhas do seu país (pode ser um bolo, uma paisagem, um instrumento musical, um cheiro característico…)
De Novembro a Junho:
4- Produção de um filme constituído por:
● Apresentação dos diversos países, com base nas 7 maravilhas de cada país, eleitas pelas famílias, colaboradores e crianças
● Entrevistas com famílias de nacionalidades diversas que se mostrem disponíveis para falar um pouco do seu país
● Realização de actividades típicas dos países, dirigidas às crianças e com a participação das famílias ou outros que a mesma indique.
5- Construção de Mascote pelas crianças das várias valências com representação das várias nacionalidades.
Início de Julho
6-Sessão de cinema nos vários pólos para visionamento do filme produzido
7-Organização de “Arraial Multicultural”, um evento que reflita um pouco de cada país e cultura.

ABRIL DE 2013: MÊS DE PREVENÇÃO DOS MAUS- TRATOS NA INFÂNCIA
Esta é uma iniciativa da Comissão nacional de protecção de crianças e jovens, da Associação de Mulheres contra a violência e Câmara Municipal de Lisboa que teve início em 2008 e ao qual têm aderido diversas entidades anualmente, tem como principal objectivo consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus tratos, através do fortalecimento das famílias através de uma parentalidade positiva e, ainda, do fundamental envolvimento da comunidade.
Tal como no ano passado, a Casa da criança do Rogil irá aderir a esta iniciativa, desenvolvendo actividades que promovam os objectivos da campanha, especificamente, que potenciem o respeito pelos direitos das crianças.

OUTUBRO A JULHO DE 2014: FÁBRICA DOS MIMINHOS
Pressupostos da criação da Fábrica dos Miminhos:
● O dia do pai e da mãe deve ser celebrado sempre e não apenas em 2 dias específicos.
● As crianças já comemoram a data (Dia do pai/Dia da Mãe) com elaboração de prenda e festa no Jardim de infância/escola.
● Por causa dos seus compromissos profissionais alguns pais não tinham disponibilidade para comparecer na festa do Dia do Pai/Mãe o que deixava algumas crianças tristes.
● As crianças devem espontaneamente e de acordo com a sua vontade decidir quando lhes apetece construir miminhos para oferecer às pessoas de quem mais gostam. O processo das crianças decidirem o que querem oferecer, reflectindo sobre o que gostam de fazer com os pais e como os pais são e o que mais gostam, torna a prenda mais significativa.
● O que é mais importante nesta comemoração é promover um momento especial de afectos entre cada uma das crianças e as suas famílias.
E com base nestas ideias surgiu a Fábrica dos Miminhos:
◊ A Fábrica dos Miminhos estará no espaço das Ludotecas/CATL durante todo o ano e sempre que uma criança quiser poderá tocar uma campainha para entrar na fábrica onde existem muito materiais reutilizáveis.
◊ A criança poderá partilhar com o grupo o miminho que quer construir, a quem quer oferecer e porquê e pedir ajuda aos amigos e animadora. A construção estará pronta quando a criança o entender e será escrita uma mensagem explicando o seu significado.
◊ Mais importante do que a perfeição do resultado é todo o processo de criação e o seu significado, sendo todo este processo e significado transmitido aos pais. Depois da construção da prenda a criança decidirá como será entregue o miminho, proporcionando um momento especial a cada criança e seu familiar, conciliando a ideia da criança com a disponibilidade da família. O momento especial poderá, por exemplo, ser a participação do pai ou da mãe numa sessão de expressão corporal do grupo e a entrega da prenda.
◊ Desta forma, as habituais prendas dos dias do pai/mãe irão sendo construídas ao longo do ano de acordo com a vontade de cada uma das crianças.
◊ Desta forma pensamos que evitamos a sobrecarga das crianças e suas famílias, ao mesmo tempo que promovemos um momento individualizado e especial para cada criança e sua família, conciliando com a disponibilidade dos pais de forma a poder garantir que todas as crianças experienciam este momento, respeitando o seu ritmo e vontade e incentivando as suas capacidades criativas.  

OUTUBRO A JULHO DE 2014: PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS
◊ Será desenvolvido um novo Programa de Competências Pessoais e Sociais específico para cada grupo, elaborado pelas animadoras responsáveis por cada valência com a supervisão e apoio da Psicóloga da Instituição.
◊ Se necessário as crianças serão divididas em grupos mais pequenos.
◊ As sessões terão uma periodicidade semanal.
◊ A planificação das sessões do Programa (calendarização e objectivos) será entregue aos pais que autorizarão a participação das crianças no mesmo. No final do Programa será dado feedback dos resultados alcançados às famílias e organizada uma sessão do Programa de Competências Pessoais e Sociais com pais e filhos.

DEZEMBRO DE 2013/FEVEREIRO/ABRIL/JULHO/AGOSTO DE 2014: Períodos de Interrupção Lectiva: Natal, Carnaval, Páscoa, Verão
◊ Em cada um destes períodos, dando seguimento à metodologia participativa que defendemos, iremos desenvolver sessões utilizando como activador criativo a técnica “chuva de ideias”
◊ O resultado da sessão de chuva de ideias é a matéria-prima a partir da qual vão ser planificadas as actividades.
◊ A planificação das actividades é definida em conjunto com o grupo, desta forma as crianças associam a actividade à sua ideia, identificando como o dia da sua actividade.
◊ A planificação das actividades é elaborada de forma acessível às crianças e afixada para que possa ser acompanhada pelo grupo e consultada pela família.

Interrupções Lectivas
ACTIVIDADES
Natal
Sessão de chuva de ideias
Planificação de actividades criativas a partir das ideias das crianças
Elaboração de calendário com planificação de actividades (associar a actividade à ideia da criança)
Desenvolver actividades com criatividade “Hoje é o dia da minha actividade”
Avaliação de actividades
Carnaval
Páscoa
Verão


4º Registo dos nossos momentos especiais
◊ Ao longo do desenvolvimento do projecto iremos registar as actividades realizadas num Diário de Bordo. No diário de bordo poderá constar: a descrição das actividades realizadas, os materiais utilizados, o correspondente registo fotográfico, resultados da actividade e o resultado da chuva de ideias realizada com as crianças, para além de outra documentação considerada pertinente.

5º Participação das famílias
◊ Um dos objectivos do Projecto é o envolvimento das famílias, assim, delinearemos formas de incentivar a participação das famílias, e manteremos sempre a preocupação de transmitir informação regularmente, tanto afixando como verbalmente no dia-a-dia, acerca do desenvolvimento do Projecto.
◊ Concretamente, pretendemos sensibilizar as famílias para a importância das emoções no desenvolvimento das suas crianças, desta forma iremos ao longo do projecto organizar actividades com esse objectivo.

6º Avaliação do Projecto
◊ O Projecto será avaliado de forma contínua pelas crianças em sessões de chuva de ideias.
◊ Nesta avaliação como ao longo do desenvolvimento do projecto é reforçado positivamente a criatividade e o contributo individual de cada um.
◊ Assim, o Projecto pressupõe uma avaliação contínua, tanto pelas responsáveis, animadoras e auxiliares que reunirão semanalmente e mensalmente com a Directora Técnica, para articular e definir estratégias, como, e principalmente, pelas próprias crianças que terão que ser sempre ouvidas, pois são elas que através da sua participação activa vão mostrar o rumo que o seu Projecto irá tomar.
 No mês de Julho é organizada a exposição do Projecto de Actividades, com a apresentação dos Dicionários das Emoções e dos diários de bordo de cada Ludoteca.

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