segunda-feira, 28 de março de 2011

Projecto de Actividades 2010/2011 "Pequenos Artistas, Grandes Ideias..."


PROJECTO DE ACTIVIDADES 2010/2011:
As actividades desenvolvidas pelas crianças que frequentam as Ludotecas e CATL estão inseridas no Projecto Anual de Actividades da Casa da Criança do Rogil.
TEMA
Pequenos artistas grandes ideias….!!!!

As manifestações criativas das crianças podem ajudar-nos a compreender melhor o seu desenvolvimento emocional, intelectual, físico, social, estético e criador, são no fundo a expressão da sua essência.
Por vezes, são os adultos, que de forma inconsciente condicionam a criatividade das  crianças, confundindo a criatividade das crianças com algo incorrecto apenas porque não corresponde à realidade conhecida.
As iniciativas criativas das crianças devem ser elogiadas e valorizadas para que mais tarde se tornem adultos inovadores, com maior capacidade para resolver problemas com uma maior auto-estima.
Este reforço positivo dos adultos significativos irá estimular ainda mais a imaginação das crianças favorecendo a emergência de uma atitude e sensibilidade positivas que com certeza tornarão a criança mais capaz e competente.
Através do desenvolvimento da capacidade criadora promover-se-á um crescimento mais equilibrado e global da criança.
Com este projecto pretendemos promover e estimular a capacidade criadora das nossas crianças, não só no desenvolvimento das actividades mas também no próprio processo de planificação das mesmas, utilizando para tal uma técnica bastante conhecida, denominada como um activador criativo, a Chuva de Ideias.

OBJECTIVOS
Promover um tempo de lazer, diversão e descontracção, complementar mas distinto do tempo passado na Jardim-de-infância;
Proporcionar recursos e oportunidades criativas, diversificadas e adequadas aos interesses das crianças;
Desenvolvimento do potencial criativo e expressivo de cada criança;
Promover o respeito pela liberdade de expressão
Estimular a curiosidade, favorecer a originalidade e apreciação pelo novo.
 Promover, simultaneamente, a auto-estima e autonomia individual e a riqueza das interacções com diferentes faixas etárias e o espírito de equipa.
 Promover no grupo a escuta activa, a tolerância e o respeito pelo outro
Sensibilizar os pais/encarregados de educação para a importância do incentivo ao desenvolvimento do potencial criativo das crianças.
 Incentivar e promover a participação e envolvimento das famílias
 Promover o envolvimento com a comunidade de forma a incentivar a formação de cidadãos conscientes e participativos
DESCRIÇÃO DO PROJECTO
Ao longo do ano vão ser trabalhados 4 temas: Natal, Carnaval, Páscoa e dia da Criança
Para cada um destes temas:
1º Sessão de chuva de ideias
O grupo através da utilização da técnica Chuva de ideias vai responder a duas questões divergentes sobre o tema em questão
O que querem dizer sobre…? O que querem saber sobre…?
Depois da sessão é exposto o resulto da sessão, o tema central e todas as ideias recolhidas na sessão.

2º Planificação de Actividades
O resultado da sessão de chuva de ideias é a matéria-prima a partir da qual vão ser planificadas as actividades.
As animadoras elaboram a categorização das ideias exprimidas, nomeadamente entre os objectos, sensações e perguntas.
Para cada ideia ou agrupamento de ideias são planificadas actividades criativas e diversificadas.
A planificação das actividades é definida em conjunto com o grupo, desta forma as crianças associam a actividade à sua ideia, identificando como o dia da sua actividade.
A planificação das actividades é elaborada de forma acessível às crianças e afixada para que possa ser acompanhada pelo grupo e consultada pela família.

3º Os temas/As actividades
Os temas seleccionados são coincidentes com as épocas festivas anualmente comemoradas de forma a que:
● sejam temas significativos para as crianças
● estas datas possas ser comemoradas de forma diferente, reinventando conceitos e tradições
● integrando os temas das épocas festivas no projecto não se verifique uma sobrecarga para as crianças
O grande desafio é a criatividade em todo o processo de planificação pois as crianças vão partir do tema para algo muito diferente, sendo o tema apenas o ponto de partida. Ou seja, as actividades não vão ser cingidas ao tema em questão, este é apenas a base para as ideias das crianças, de onde vão surgir as actividades, que se pretendem tão variáveis quanto possíveis.
Pretende-se não só um processo de planificação mais criativo mas também que o desenvolvimento das actividades, seja em si uma oportunidade para o desenvolvimento da criatividade e das capacidades de expressão das crianças.
Em relação às actividades terão que ser diversificadas e originais, ter sempre como objectivo a criação e incentivarem a capacidade de expressão das crianças.
3º Avaliação do projecto
◊ No final de cada tema é realizada uma reflexão com as crianças. Nesta avaliação são mostradas como suporte fotografias e produtos das actividades e é registada através de uma chuva de ideias a avaliação das crianças. Nesta avaliação como ao longo do desenvolvimento do projecto é reforçado positivamente a capacidade de inovação, a criatividade e o contributo individual de cada um.
◊ O Projecto pressupõe uma avaliação contínua, tanto pelas responsáveis, animadoras e auxiliares que reunirão semanalmente e mensalmente com a Directora Técnica, para articular e definir estratégias, como, e principalmente, pelas próprias crianças que terão que ser sempre ouvidas, pois são elas que através da sua participação activa vão mostrar o rumo que o seu Projecto irá tomar.
 No mês de Julho é organizada a exposição do Projecto de Actividades, apresentada no Arraial da Casa da Criança do Rogil.
Oficinas criativas: Dia do Pai e Dia da Mãe
◊ Tal como no ano transacto, para comemorar o Dia da mãe e do pai vão ser organizadas oficinas criativas onde cada criança vai individualmente criar a sua prenda.
◊ As animadoras vão facilitar o processo de criação fazendo com que as crianças imaginem o que querem construir tendo como base: como são e de que gostam os seus pais e o que mais gostam de fazer com eles.
◊ As animadoras disponibilizam materiais diversificados na oficina criativa.
◊ Mais importante do que a perfeição do resultado é todo o processo de criação e o seu significado, sendo todo este processo e significado transmitido aos pais.

Programa de Competências Pessoais e Sociais
◊ Será desenvolvido um novo Programa de Competências Pessoais e Sociais específico para cada grupo, elaborado pelas animadoras responsáveis por cada valência com a supervisão e apoio da Psicóloga Telma Serrão.
◊ Se necessário as crianças serão divididas em grupos mais pequenos.
◊ As sessões têm uma periodicidade semanal.
◊ A planificação das sessões do Programa (calendarização e objectivos) foi entregue aos pais que autorizaram a participação das crianças no mesmo. No final do Programa será dado feedback dos resultados alcançados às famílias e organizada uma sessão do Programa de Competências Pessoais e Sociais com pais e filhos.

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