terça-feira, 29 de março de 2011

A Importância da Rotina na Creche (Fada Orientadora)

“A sucessão de cada dia ou sessão tem um determinado ritmo existindo, deste modo, uma rotina que é educativa porque é intencionalmente planeada pelo educador e porque é conhecida pelas crianças que sabem o que podem fazer nos vários momentos e prever a sua sucessão, tendo a liberdade de propor modificações. Nem todos os dias são iguais, as propostas do educador ou das crianças podem modificar o quotidiano habitual.” «Orientações Curriculares, pp. 40»

Na educação infantil a rotina diária tem uma grande importância, no entanto é ainda maior para as crianças da creche (até 3 anos) pois exerce um importante papel de segurança e conforto.
A rotina diária na creche é muito importante, uma vez que proporciona à criança uma sequência de acontecimentos que ela segue e compreende, ou seja, oferece-lhe uma estrutura de acontecimentos do dia. Deve ser consistente, permitindo que a criança antecipe os acontecimentos que se vão seguir, sendo uma estrutura de segurança para a criança.
A rotina desempenha também um papel facilitador na captação do tempo e dos processos temporais. A criança aprende a existência de fases, do nome dessas fases e o seu encadeamento sequencial.
Contudo a rotina funciona também como um suporte para o educador pois permite-lhe gerir melhor o seu tempo e planificar o dia. Compreende-se por rotina os seguintes pontos:
1 – Acolhimento (08h às 9h45)
O acolhimento é uma fase muito importante do dia, deverá ser feito por um adulto da sala, disponível para conversar com quem traz a criança, de forma a saber como passou a noite, como acordou, a que horas comeu, compreendendo melhor a criança.
2 – Actividades dirigidas (9h45 às 10h30)
Este período é de extrema importância, por isso é fundamental que as crianças estejam todas na creche a esta hora. É o momento em que temos as conversas de tapete e explicamos a actividade que se irá elaborar durante a manhã. Para as crianças nesta faixa etária o tempo de concentração é diminuto, logo a entrada de crianças durante esta altura é prejudicial para o grupo em geral.
3 – Refeições (lanche da manhã, almoço, lanche da tarde)
Mais importante que "o dar de comer" é a relação afectuosa que se cria nas refeições. Estabelecem-se diálogos com as crianças, dá-se atenção, mostram-se sorrisos e isso permite transformar este momento num acto de afecto, de brincadeira, de jogo e de prazer. O respeito pelo horário das refeições, pela introdução de novos alimentos, pelo ritmo individual de cada criança e, ainda, por uma alimentação adequada e rica são, também, elementos a não esquecer.
4 – Higiene
A base indispensável para garantir o bem-estar do bebé ou criança é a sua higiene pessoal.
A simples acção de mudar a fralda pode parecer, à partida, uma tarefa não valorizada, que qualquer pessoa pode assegurar. No entanto, mais do que o simples contacto físico, pode constituir uma ocasião privilegiada para a construção de sentimentos essenciais de segurança e reconhecimento.
5 – Repouso (12h30 às 15h)
Quanto mais pequena é a criança, maior é a sua necessidade biológica de dormir. Existem, no entanto, alguns factores a ter em conta:
Adormecer num espaço calmo, silencioso, de modo a que o sono proporcione um momento agradável à criança. Se existir um objecto transaccional (um peluche ou objecto preferido), deverá acompanhar a criança neste momento, pois transmite conforto e alívio, permite representar a família ausente e tolerar melhor a separação.
(Texto adaptado)

2 comentários:

  1. Muito interessante essa postagem sobre a rotina na Creche Infantil, trabalho com crianças em todas as idades e sempre que posso estou buscando inovações para o bom andamento do meu trabalho. Parabéns!!!

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  2. ótima inspiração para a nossa escola particular zona norte , simplesmente perfeito, ameeeei!

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