sexta-feira, 8 de abril de 2011

Projecto de Leitura "A Maleta Mágica"



FUNDAMENTAÇÃO

A comunicação é uma necessidade do ser humano e a sociedade actual confronta-nos constantemente com o código escrito, num apelo à leitura mas também à interpretação, o cada vez mais fácil acesso á informação desafia-nos permanentemente e exige novas literacias e competências.
Para que os nossos adultos de amanhã sejam autónomos, responsáveis, participativos, e possuam a capacidade de construir conhecimento através da interacção e partilha, precisamos de promover o acesso á informação mas também a sua consequente transformação em conhecimento e isto passa, sem qualquer dúvida, também pela leitura.
Desta forma, o ideal é iniciar desde cedo este processo com as nossas crianças, através de uma acção concertada e coerente, nomeadamente entre Família e Instituição, para a promoção de hábitos de leitura e na formação de leitores competentes.
Desde sempre a criança deve ser incentivada à leitura e a participar na aventura da descoberta do prazer de ler.
O contacto com os livros, ainda na 1ª infância, é muito benéfico para o desenvolvimento das crianças.
Estimular a leitura desde o berçário com bebés que ainda não sabem falar, pode ser muito importante e o caminho para se formar um leitor, o bebé observa, explora, contacta com as letras e com as imagens, é fundamental despertar este gosto desde cedo, cativando desde logo a atenção e interesse das crianças.
A leitura de histórias estimula a aquisição de linguagem e o estruturar do vocabulário. A leitura ajuda a despertar na criança a sensibilidade para diferentes formas de expressão, sendo igualmente um contributo para o desenvolvimento do seu potencial criativo.
Através dos livros as crianças conhecem e apreendem o mundo, sonham e deparam-se com diferentes realidades, para além disso a experiência única que é ouvir ou ler uma história, a partilha que propicia, aproxima, potencia e fortalece a relação da criança com o outro.
Por tudo isto, nasceu a ideia de elaborar este Projecto, que pretende proporcionar experiências diversificadas, momentos felizes e de qualidade às nossas crianças, sabendo que contribuem para o seu desenvolvimento harmonioso, e com a interacção e partilha com as famílias, para que essa mais valia que é a leitura de histórias, se estenda para além da Instituição, no lar das famílias e comunidade.



OBJECTIVOS

Este Projecto pretende ter impacto sobre os vários intervenientes que compõem a Instituição Casa da Criança do Rogil, desta forma foram estabelecidos para os vários envolvidos objectivos específicos:

Concretamente em relação às Crianças, o nosso principal destinatário:
◊ Contribuir para o desenvolvimento intelectual e emocional das crianças através dos livros;
◊ Proporcionar o contacto das crianças com os livros, livros adequados à sua faixa etária, diversificados e de qualidade;
◊ Incentivar o gosto e interesse das crianças pelos livros e estimular o prazer da leitura;
◊ Promover nas crianças o respeito pelos livros, objecto de grande valor;

No que diz respeito às Famílias das nossas crianças, pretendemos:
◊ Promover a participação e envolvimento das famílias;
◊ Desenvolver o gosto pela leitura em ambiente familiar;
◊ Proporcionar a partilha de leituras;
◊ Sensibilizar as famílias para a importância dos livros para as crianças;
◊ Sensibilizar as famílias para a escolha de livros de qualidade, adequados à faixa etária das crianças;
◊ Sensibilizar para a importância e formas de explorar os livros com as crianças;
◊ Sensibilizar as famílias para a importância de utilizar com qualidade o tempo passado com as suas crianças.

Em relação à Instituição propriamente dita, temos como objectivo:
◊ Enriquecer a biblioteca da Instituição com livros de qualidade adequados à faixa etária das crianças;
◊  Promover o envolvimento e participação dos colaboradores de forma motivada neste Projecto;
◊  Promover a Interacção e articulação entre as várias valências da Instituição;
◊  Fortalecer na Instituição um ambiente promotor da leitura.


Por fim, pretendemos também em relação à Comunidade:
◊ Promover a participação e envolvimento da comunidade onde a Instituição está inserida
◊ Sensibilizar a comunidade, em geral,  para a importância dos livros.



7 Excelentes razões para ler com as crianças
1-    Ouvir ler em voz alta, ler em conjunto, conversar sobre os livros, desenvolve a inteligência e a imaginação.
2-   Os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem.
3-   As imagens, informações e ideias dos livros alargam o conhecimento do mundo.
4-   Quem tem o hábito de ler conhece-se melhor a si próprio e compreende melhor os outros.
5-   Ler em conjunto é divertido, reforça o prazer do convívio.
6-   Os laços afectivos entre as crianças e os adultos que lêem tornam-se mais fortes.
7-   A leitura torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão.
(retirado do site do projecto do Plano Nacional da Leitura)


DESCRIÇÃO

Este é um projecto que será anualmente adoptado pelas valências da Instituição, primeiramente pelas Creches e posteriormente pelas valências de Ludotecas e CATL. O que se pretende é que este projecto seja flexível, de forma a ser adaptado anualmente a cada valência, a cada grupo de crianças e colaboradores e, claro de acordo com o Plano de Actividades definido. Sendo assim, será um projecto construído anualmente e que será complementar ao Projecto Pedagógico elaborado.
Este Projecto define a estrutura, estabelece os objectivos e as acções, e anualmente cada valência dá continuidade ao processo, definindo como o quer desenvolver, não é por isso um processo estanque, pensamos que assim obtemos um projecto mais rico desenvolvido de forma única por cada um dos grupos e desta forma inovamos, aprendemos e melhoramos.
Para atingir os objectivos estabelecidos definimos duas actividades principais:

◊ 1- Actividade de partilha de livros e de experiências 
de leitura entre Instituição e Casa.

◊ 2- Momentos especiais: onde poderá ser incluída qualquer actividade que tenha por base a leitura de histórias e pretenda atingir os objectivos estabelecidos.
Consideramos pertinente elaborar, à partida, os instrumentos que permitirão registar todas as actividades que forem elaboradas durante o ano, no âmbito do Projecto, por cada uma das valências.

 
E assim, no final do ano poderemos avaliar o desenvolvimento do projecto e dar o feedback dessa avaliação a todos os que nele colaboraram.
Estabelecemos assim neste projecto dois momentos a repetir anualmente, no início do ano, a divulgação, dirigida a todos os que pretendemos envolver e no final do ano uma actividade onde é dado o feedback da avaliação aos que nele colaboraram.
Um objectivo paralelo ao desenvolvimento das actividades de leitura é o
Enriquecimento da nossa Biblioteca, de forma a podermos proporcionar às nossas crianças livros diversificados, adequados à sua faixa etária e de qualidade.
Para a concretização deste objectivo vamos envolver a comunidade, como forma de promover a participação e a aproximação da Instituição, crianças e famílias com a comunidade onde está inserida.

RECURSOS
Para o desenvolvimento deste Projecto pensamos afectar ao nível dos recursos:

Recursos Humanos

¹ Este projecto irá primeiramente ser desenvolvido pelas valências de Creche e no ano seguinte será alargados às valências do CATL e Ludotecas, contudo queremos envolver todos os colaboradores da Instituição. Desta forma, a divulgação do projecto será alargada a todos os colaboradores, sendo que serão os responsáveis de cada valência a orientar o desenvolvimento anual do projecto.
¹ As crianças que frequentam as valências da Instituição, são, sem dúvida, o nosso recurso mais valioso, os principais actores do projecto.
¹ As famílias das nossas crianças, a quem pretendemos envolver de modo a obter uma participação activa, e que darão um contributo fundamental para o sucesso do Projecto.
¹ Voluntários da comunidade que se disponibilizem para colaborar na divulgação do projecto.
Recursos Materiais

¹ O principal recurso é a nossa biblioteca, e por isso, temos também como objectivo o seu enriquecimento, mas também outros materiais, objectos, como disfarces ou acessórios, que permitam a exploração da história após a leitura.
¹ Material de divulgação (folhetos), cartas de apresentação do projecto para entidades exteriores e formulários de registo do desenvolvimento do Projecto.

AVALIAÇÃO

A avaliação anual do projecto em cada valência será realizada no final do ano lectivo, no período de Verão, utilizando os formulários de registo das actividades desenvolvidas no âmbito do Projecto e outros instrumentos criados anualmente para esse fim. Nesta avaliação por valência estará reflectida a avaliação de todos os envolvidos, colaboradores, crianças, famílias e comunidade.

A actividade final do projecto será definida anualmente pelos envolvidos e será dado o feedback do Projecto aos que nele participaram.

Desta avaliação por valência resultará um Relatório final conjunto sobre o desenvolvimento do projecto nas várias valências.
Para além desta avaliação final, ao longo do ano serão realizadas reuniões/ encontros para partilha de experiências e organização de actividades em parceria.

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